08 mai 2023
Artes à Escola deu a conhecer...
O programa municipal 'Artes à Escola' levou a ilustradora Rachel Caiano e o escritor João Pedro Mésseder às escolas Conde de Vilalva, Canaviais, Horta das Figueiras e Manuel Ferreira Patrício nos dias 4 e 5 de maio. Com estas sessões, a Câmara Municipal de Évora procurou dar a conhecer melhor aos alunos do 1º e 2º Ciclos o trabalho destes premiados autores. Numa apresentação cantada e musicada de poemas de alguns dos seus livros, seguida de uma muito original sessão de autógrafos, ambos apresentaram o seu mais recente trabalho, intitulado 'Coisas que Gostam de Coisas', que assinala também os 10 anos do seu 'Pequeno livro das coisas'. Conheça melhor o seu trabalho em https://caminho.leya.com/pt/infantil-juvenil/7-9-anos/pequeno-livros-das-coisas/ e https://www.rachelcaiano.com/ O conteúdo Artes à Escola deu a conhecer escritor e ilustradora a alunos eborenses aparece primeiro em Portal Institucional.
Ver mais05 mai 2023
“Artes à Escola” dá a conhecer...
O Grupo de Teatro GATAPUM está a apresentar um conjunto de sete espetáculos, integrados no projeto municipal 'Artes à Escola', tendo já atuado nas escolas André de Gouveia, Conde Vilalva e André de Gouveia. Este mês, estão ainda agendados espetáculos nas escolas Gabriel Pereira (8 de maio), André de Resende (9 de maio), Severim de Faria (11 de maio) e na Associação Cultural Do Imaginário, este no dia 12 de maio, a partir das 21.30 horas. Refira-se que o grupo de teatro GATAPUM pertence à Escola Secundária André de Gouveia e funciona em horário extracurricular. Estimula e desenvolve o gosto pelo teatro, recebendo e integrando alunos de vários níveis etários e diferentes escolas, que procuram e valorizam a prática do teatro. Tem 25 anos de existência e já vai na sua 30ª produção. O espetáculo que apresentam nesta edição do 'Artes à Escola' intitula-se 'Aldeia de Loucos e Outros Cordéis'. Como explicam os seus criadores, 'trata-se de um trabalho construído em torno da literatura oral e da tradição teatral dos textos de cordel. O ponto de partida é o folheto de cordel A Aldeia de loucos, de 1784, e a este são associados outros folhetos da época, que circularam no nosso país ora transmitidos oralmente ora transpostos para outras formas de arte tradicional'. O Texto/Dramaturgia é da autoria de Teresa Rodrigues, e a Direcção Artística/Encenação pertence a Carlos Alves e Teresa Rodrigues, também responsáveis pela cenografia, figurinos, adereços, luz e som. A interpretação é feita pelos alunos: Ana Martins, Fábio Pé-Leve, Joana Martins, Madalena Frescata, Maria Brito, Miguel Carvalhinho, Núria Graça, Rafaela Marques, Raquel Pereira, Ricardo Pereira e Vasco Rosado. Recorde-se que o 'Artes à Escola' é organizado pela Câmara Municipal de Évora e oferece à comunidade educativa um programa cultural e artístico diversificado. Proporciona às crianças e jovens o acesso a várias áreas e expressões artísticas, estimulando a sua aprendizagem, formação e conhecimento contribuindo, por sua vez, para promover uma maior proximidade aos espaços culturais e às atividades que se produzem localmente. Pode conhecer melhor este projeto em: https://www.cm-evora.pt/municipe/projetos-municipais/pel-projeto-educativo-local/projetos-educativos/artes-a-escola/ O conteúdo 'Artes à Escola' dá a conhecer trabalho do GATAPUM em instituição e escolas aparece primeiro em Portal Institucional.
Ver mais02 mai 2023
Sono das crianças debatido...
Uma oficina intitulada 'O Brincar, o sono das crianças dos 5 aos 11 anos' realizou-se na tarde de 27 de abril, no Palácio D. Manuel, na sequência do estudo que decorreu entre 2018-2021 no concelho de Évora sobre os Hábitos da Atividade Física e os Hábitos de Sono das crianças do 1º ciclo. Tratou-se de uma ação de divulgação de dados para encarregados de educação, professores, auxiliares, técnicos de saúde sobre a temática do brincar e do sono com base no trabalho da equipa do estudo, composta pelos Agrupamentos de Escolas Manuel Ferreira Patrício, Severim de Faria, André de Gouveia e Gabriel Pereira; a Administração Regional Saúde – Saúde Pública, Saúde Escolar; o Hospital de Évora – Serviço de Pediatria; a Universidade de Évora – Departamento de Matemática; e a Câmara Municipal de Évora – Serviços de Juventude e Desporto, Serviços de Educação. Contou ainda com a participação de Filipe Glória Silva (médico pediatra e especialista em sono). As comunicações acerca do estudo ficaram a cargo de Filipe Glória Silva (Pediatra) e de Guida Veiga (Professora da Universidade de Évora), tendo dado as boas vindas em nome do Presidente da Câmara Municipal de Évora, o seu Secretário, Pedro Costa. Das 70 pessoas participantes neste evento, 85% são encarregados de educação interessados nos dados do estudo e em orientações para ajudar as crianças a planear os tempos de sono e de brincar. Assim como nas consequências de não brincar, do brincar pouco, do dormir pouco e do dormir mal. Os resultados deram a conhecer aspetos da atividade física e desportiva na infância, em especial a que é realizada no âmbito do Brincar, aspetos e questões do Sono e as suas implicações no bem-estar e na saúde da criança. Os participantes colocaram várias questões aos comunicadores, mantendo a sessão muito animada. Durante a hora em que decorreu a sessão, técnicos da Câmara municipal de Évora e alunas da licenciatura em reabilitação dinamizaram atividades da iniciativa municipal 'Brincar lá fora', desenvolvida em parceria com a Universidade de Évora e cuidaram das dos mais novos. Estiveram presentes cerca de 35 crianças, enquanto as famílias estavam a frequentar o evento, que brincaram com grande entusiasmo e experimentaram diversos tipos de jogos e divertimentos. O conteúdo Sono das crianças debatido por famílias e técnicos em Évora aparece primeiro em Portal Institucional.
Ver mais19 abr 2023
FESTIVAL DA CIÊNCIA 2023 –...
Está a decorrer hoje (19/04/2023) no Polo da MITRA, Universidade de Évora (UE), mais uma edição do 'Festival da Ciência'. Trata-se de uma iniciativa que acontece anualmente no âmbito do Dia da Escola de Ciência e Tecnologia da UE, e que tem como objetivo proporcionar à comunidade, e aos jovens em particular, a oportunidade de explorar, simular, experimentar e discutir questões de interesse relacionadas com o mundo científico. O programa inclui palestras, atividades organizadas pelos Departamentos, Centros de Investigação Científica e Laboratórios associados à Escola de Ciências e Tecnologia. Há ainda lugar a uma performance literária e uma atuação musical. O Festival está a decorrer hoje entre as 14h e as 18h, no Polo da MITRA, em Valverde, e tem acesso livre e gratuito. O conteúdo FESTIVAL DA CIÊNCIA 2023 – UNIVERSIDADE DE ÉVORA ABRE AS PORTAS DA CIÊNCIA À COMUNIDADE aparece primeiro em Portal Institucional.
Ver mais19 abr 2023
Município de Évora sensibiliza...
Alunos da turma do 4º B da Escola Básica Manuel Ferreira Patrício (Clube de Ciência na Escola) receberam esta semana (18 de abril) uma equipa de técnicos dos serviços da Câmara Municipal de Évora e da CIMAC que sensibilizaram os alunos para a problemática das alterações climáticas e para a importância de encontrar alternativas que permitam adaptar-nos. No final, recolheram as ideias sugeridas pelas crianças para solucionar esta problemática, as quais serão incorporadas no Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas. Os alunos acolheram positivamente e participaram de forma muito ativa nesta ação pedagógica que visa essencialmente aumentar a sensibilidade da comunidade educativa para os desafios das alterações climáticas; reforçar conceitos associados a estas questões e recolher contributos dos participantes de situações que já os afetam, assim como potenciais soluções. Nesta sessão foram apresentados os três principais riscos climáticos projetados para o Município: aumento em frequência e intensidade das ondas de calor, redução da precipitação média anual, com consequente aumento das secas e aumento da frequência de precipitação muito intensa e concentrada em curtos períodos de tempo que podem originar cheias e inundações urbanas. A equipa ajudou os mais novos a identificar situações que já os afetam no seu dia a dia (dificuldades de deslocação a pé devido ao calor, inundações, falta de água), alertando para a possibilidade de no futuro não haver água disponível para todos os usos, sendo necessário gerir este recurso de forma mais equilibrada. Deram também exemplos de ações previstas no Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas como a melhoria da gestão dos espaços verdes por forma a poupar água, entre outras medidas. Pode ainda conhecer mais sobre esta temática da proteção deste recurso imprescindível para a vida que é a água e também acerca do trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Évora nesta matéria em: https://www.cm-evora.pt/municipe/areas-de-acao/ambiente/agua-um-bem-para-todos/ O conteúdo Município de Évora sensibiliza mais novos para a problemática das alterações climáticas aparece primeiro em Portal Institucional.
Ver mais17 abr 2023
JÁ ABRIU A FEIRA DO LIVRO DE...
A FESTA DO LIVRO E DA LITERATURA PODE SER VISITADA ATÉ AO DIA 25 DE ABRIL NO LARGO CONDE DE VILA FLOR (TEMPLO ROMANO) Participam 11 livrarias independentes de Évora e de outros pontos do país, em conjunto com instituições locais, que trazem à cidade a festa do livro e da literatura, numa organização da Câmara Municipal. A inauguração aconteceu na manhã de 15 de abril, com o sol a convidar a uma visita ao evento. Para além do percurso pelos livreiros e da visita à exposição ‘(Re)Descobrir Teresa Sousa. Gravura – 60 Anos Depois’, patente na Biblioteca Pública de Évora, as entidades presentes na abertura assistiram a uma pequena atuação da Orquestra Juvenil de Sopros de Évora, que conta com a participação de 130 jovens músicos das bandas filarmónicas do concelho. A programação da Feira do Livro de Évora é intensa e diversificada, com a autarquia eborense a manter o foco da iniciativa na promoção do livro, da leitura e na divulgação da literatura e sua acessibilidade ao público escolar, familiar e geral. Isto mesmo foi sublinhado pelo Presidente do Município, Carlos Pinto de Sá, que enfatizou a importância de difusão dos hábitos de leitura pelas gerações mais novas. Considerando a proximidade da data, o autarca lembrou que esta iniciativa também se integra nas comemorações do 25 de Abril, revolução que permitiu o acesso generalizado à cultura e à educação. O Vice-presidente da Câmara, Alexandre Varela, e as vereadoras Lurdes Pratas Nico e Florbela Fernandes também marcaram presença no arranque da Feira do Livro. O escritor eborense Luís Carmelo será a figura homenageada na edição deste ano, a 22 de abril. Afonso Cruz, Isabel Machado, António Cândido Franco, Guilherme Fonseca, Joana Bértolo, Cármen Garcia, Isabela Figueiredo, Marina Palácio, Miguel Rego ou Tomás Vieira da Cruz, são outros dos autores que estarão presentes para partilharem com o público as suas obras, as suas experiências e visões do mundo da produção literária. A poetisa Natália Correia (n. 1923-m. 1923), cujo centenário do seu nascimento se celebra em 2023, será evocada ainda este sábado, às 17h00, através da apresentação do livro biográfico, escrito por Filipa Martins, e no jantar literário, agendado para dia 25 de abril, que terá os seus poemas como tema. O programa completo e atualizado da Feira do Livro 2023 pode ser consultado em www.cm-evora.pt. O certame está aberto no horário das 11 às 20h00, nos dias de semana, e das 10h00 às 20h00, aos fins-de-semana e no feriado. A Biblioteca Pública de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida e o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo são os parceiros institucionais da autarquia na Feira do Livro. Outras instituições como o Arquivo Distrital de Évora, a associação É Neste País, o CENDREV e a Bedeteca de Beja também participam e colaboram de forma muito estreita com a iniciativa. O conteúdo JÁ ABRIU A FEIRA DO LIVRO DE ÉVORA 2023 aparece primeiro em Portal Institucional.
Ver mais1/6
04 mai 2023
Dia Aberto na EB Galopim de Carvalho contou com a visita do s…eu patrono
26 abr 2023
Primeiro volume do livro Manual de Cordofones foi apresentado na Fe…ira do Livro
24 abr 2023
Coro Polifónico Eborae Mvsica deu concerto comemorativo do 25 de a…bril no Palácio D. Manuel
24 abr 2023
AFONSO CRUZ ESTEVE NA FEIRA DO LIVRO DE ÉVORA A CONVERSAR S…OBRE A SUA ESCRITA
24 abr 2023
ESCRITOR LUÍS CARMELO HOMENAGEADO NA FEIRA DO LIVR…O DE ÉVORA
24 abr 2023
As Marionetas estão de volta. 16.ª Edição da BIME – Bienal Internaci…onal de Marionetas de Évora acontece de 06 a 11 de junho
24 abr 2023
Escolas de Azaruja e Nª Sª de Machede conheceram património… dos Almendres
24 abr 2023
Baile da Amêndoa animou miúdos e graúdos no Monte Alentejano
18 abr 2023
Integrado no programa do Desafio Pela Saúde, Torres Humanas da C…atalunha vão ser construídas em Évora