
No âmbito das suas competências, a Câmara Municipal de Évora assume a responsabilidade socio-educativa pela gestão dos refeitórios escolares dos estabelecimentos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho, desde o seu ano de implementação em 1984.
- A quem se destinam?
Os refeitórios destinam-se às crianças e alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico dos estabelecimentos de educação e ensino da rede pública do concelho de Évora.
- Modelo de gestão
O fornecimento de refeições sob gestão do município estende-se a todo o concelho, com uma cobertura de 100%. Para este efeito, a Autarquia conta com o envolvimento e parceria de 16 entidades entre agrupamentos de escolas, juntas de freguesia e associações:
- 3 Agrupamentos de Escola (AE Manuel Ferreira Patrício, AE Gabriel Pereira e AE André de Gouveia);
- 8 União e/ou Juntas de Freguesia (3 UF na cidade e 5 JF/UF nas freguesias rurais) – UF Malagueira e Horta das Figueiras, UF Bacelo e Sra. Saúde, UF de Évora, JF Canaviais, UF S. Sebastião da Giesteira e Boa-Fé, UF Nª Sra. Tourega e Nª Sra. Guadalupe, JF Nª Sra. Machede e JF S. Bento do Mato;
- 3 Associações de Idosos e Reformados (Vendinha, Graça do Divor e Guadalupe) e 1 Associação Centro Infantil de S. Manços;
- 1 Associação de Proteção de Idosos e Reformados de S. Sebastião da Giesteira para a cedência do espaço e equipamento.