
- Higiene e segurança alimentar das refeições escolares
Todos os estabelecimentos têm de assegurar bons níveis de higiene e o cumprimento das regras de higiene e segurança alimentar, para que os alimentos que confecionam não constituam um perigo para a saúde do consumidor.
As refeições são confecionadas de modo a garantir o cumprimento de todos os pré-requisitos obrigatórios e previstos no Regulamento (CE) n.º 852/2004 de 29 de abril e no Regulamento (CE) n.º 178/2002 de 28 de janeiro.
Todos os refeitórios têm implementado o sistema HACCP que visa a análise dos riscos e controlo dos pontos críticos, no que respeita à segurança alimentar. Inerentemente são cumpridos os pré-requisitos para a sua implementação:
- Instalações e Equipamentos
- Higiene e Saúde Pessoal
- Formação e Treino do Pessoal
- Controlo de Fornecedores e da Receção de Matérias-primas
- Armazenagem dos Produtos Alimentares
- Controlo dos Óleos Alimentares
- Controlo Analítico
- Programa de Limpeza e Desinfeção
- Controlo de Pragas
- Controlo de Efluentes e Resíduos
Foi constituído para cada refeitório, o Manual de Procedimentos do Plano HACCP que estabelece as normas gerais e específicas de higiene e segurança alimentar, bem como um Dossier que contém os Impressos de Registo e Controlo do Plano HACCP.
- Rastreabilidade
Diariamente procede-se à rastreabilidade de todos os produtos alimentares entregues no refeitório, bem como à recolha diária de amostra testemunha de todos os componentes da refeição e a sua manutenção por 72H.
- Como é feito diariamente
O registo diário do plano HACCP é obrigatório. Nesse registo são monitorizados os procedimentos de receção das matérias-primas, temperaturas dos equipamentos de frio, descongelação e preparação, controlo de óleos alimentares, temperatura de confeção, temperatura de empratamento e das malas térmicas, recolha da amostra testemunha, higienização das instalações, controlo de acesso de pessoal externo e manutenção dos espaços físicos e/ou equipamentos.